quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Portal Textual

Superação

Os momentos de dificuldades que aparecem na vida de cada pessoa, são para elas se fortalecerem e perceberem o quanto é importante à superação. A palavra superar significa: passar além, transpor, vencer, dominar, sobrepujar.

Além disso, quando ocorrem os fatos do cotidiano que sabemos o quanto complexo é viver num país onde a corrupção é vista como algo do dia-dia, a banalização do sexo com a prostituição de adolescentes, a criminalidade que cada vez aumenta mais, o desemprego em massa e tantos outros problemas que colocam a população numa situação de miséria e humilhação. O Brasil vive numa situação de mistanásia, ou seja, é a eutanásia social, a morte da população a partir do que não lhe é oferecido como os recursos básicos de sobrevivência de um cidadão.

Por sua vez, o povo mostra a capacidade de superação e “batalha o pão” em cada dia do mês com muito trabalho e acima de tudo com honestidade. Quando vejo pessoas que saem pra trabalhar na madrugada, o dia ainda nem começou, mas elas já estão saindo da submoradia pra conseguir pelo menos sobreviver.

Dessa maneira, o povo brasileiro deve ser chamado de “Superação” é a palavra mais sensata e adequada para tentar descrever, essa população que todo dia é massacrada e provocada pela mediocridade e incompetência dos poderes constituídos no Brasil. O Brasil é sim um país de todos àqueles que “lutam” e trabalham por salários irrelevantes, que agüentam o desrespeito com o cidadão, que são honestos e que jamais serão reconhecidos no país, que pagam impostos absurdos e suportam a maior taxa de juros do mundo.

Sendo assim, a ética que é uma utopia na política e nos setores públicos brasileiros e o bom senso que realmente não existe na sociedade, fica cada vez mais complicado de compreender o Brasil que é o país com o maior contraste social e concentração de renda. Somente com muita superação para se conseguir enxergar alternativas e perspectivas de melhora nos diversos setores: sociais, econômicos, políticos e agrários para que se possa viver com um pouco mais de dignidade e respeito.

“O povo está numa estrada e anda na contramão, contribuindo cada vez mais e recebendo cada vez menos”

Renan Pimentel

Nenhum comentário: