quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Portal Textual

Panfletos

Numa dessas tardes tranqüilas, com aquele friozinho tradicional do outono no Rio Grande do Sul, mais precisamente na cidade de Pelotas, fui caminhar só para descontrair e manter a boa forma. Mas ao chegar no centro da cidade, resolvi passar pelo calçadão e eis que acontece o inesperado: um panfleto é colocado em minha mão sem que eu tentasse pegá-lo.

Caminhei mais alguns metros e outro panfleto aparece de repente e eu fico sem ação e acabo pegando-o, continuo a minha tentativa de caminhada e já querendo me esquivar do próximo panfletário, mas não consigo e termino pegando o terceiro panfleto em menos de três minutos.

Quando cheguei ao final do calçadão, estava com onze panfletos nas mãos e perplexo pela situação de que como os panfletários têm essa técnica muito apurada em colocar panfletos nas mãos dos transeuntes. Não sei como eles fazem, mas são ágeis e sabem o momento certo de atacar com todas aquelas ofertas em vermelho e que os descontos aparecem em números gigantescos.

A problemática está no número reduzido de lixeiras no calçadão, pois são poucas em relação ao número de panfletários e o que acontece são às pessoas colocando os panfletos no chão; não é por nada que quando chove em Pelotas, nos primeiros dez minutos de chuva a cidade está alagada.

A solução é a população, devolver os panfletos após olhar as ofertas para os devidos panfletários, com isso será uma economia de papel e o lixo no calçadão irá diminuir. Se algum dia passares pelo calçadão de Pelotas tenha cuidado, pois eles são rápidos, espertos e sabem que a propaganda não é apenas a alma, mas a mão do negócio.

Renan Pimentel

Nenhum comentário: