segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Portal Textual

Sentimento Comportamental

Na noite em que completara quarenta anos de casados, Marie e Louis saíram para jantar no mais chique e tradicional restaurante francês. Era uma noite maravilhosa na vida do casal, uma vez que antes do jantar fizeram novamente juras de amor eterno, e o marido disse pra esposa: “minha vida só tornou-se completamente feliz no momento em que te encontrei”.
Chegaram ao restaurante e Marie escolheu sentar perto da lareira, para que ficasse aquecida, já que nessa época era inverno, ao sentarem, a esposa recebeu uma linda rosa do marido e um bilhete dizendo: - “Essa rosa é para demonstrar o meu amor e a minha satisfação de estar ao seu lado”. A esposa lisonjeada com as atitudes do marido, agradeceu e disse: “você é o melhor homem e esposo do mundo”.
Louis chamou o garçom para que viesse com o cardápio, em seguida o casal escolheu o que iriam comer e degustar naquela noite perfeita. O garçom trouxe salmão com molho de alcaparra e um vinho tinto seco, e a partir de então o casal começou o jantar. Na medida em que iam comendo, a mulher repreendia o marido, dizendo: “coma direito, segure os talheres na posição correta” e corrigia o esposo em quase tudo, - “Louis olha só o restaurante está lotado você está me deixando envergonhada”.
E a noite que tinha tudo para terminar em uma nova lua de mel, acabou mais cedo para o casal, pois a esposa não conseguia se controlar na repreensão ao marido. Assim foram para casa e as desculpas se repetiram, como sempre acontecera nos outros anos de comemoração do aniversário de casamento.

Análise do fato
O casal está junto há quarenta anos, e a mulher continua repreendendo o marido por atitudes banais de comportamento, que no caso ela julga fora dos padrões de etiqueta da sociedade. E o curioso é que aquele fato se repetia todos os anos na data de aniversário de casamento. Será que Louis não sabia seguir às normas de etiqueta ou era Marie que não conseguia se libertar dos padrões impostos pela sociedade?
As pessoas têm de aprender a lidar com as peculiaridades do outro, e respeitar os valores éticos e morais, mesmo que não sejam iguais aos nossos. A individualidade é o que faz cada ser humano procurar outra pessoa que lhe complete e jamais podemos deixar de valorizar os sentimentos e a vida.
“O amor nasce do conhecimento mútuo e se fortalece na compreensão das diferenças”.

Renan Pimentel

Um comentário:

suzana disse...

O TEXTO ESTÁ BEM ESTRUTURADO E
ELABORADO COM CRIATIVIDADE .

A PRIMEIRA PARTE TEM ESTRUTURA DE CONTO , PORTANTO, DEVERIAS TER CONTINUADO A HISTÓRIA PARA FAZER UM CONTO. NO
PROXIMO VÁ ATÉ O FIM.

ABRAÇOS